quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Como se formam os esgotos?

Como se formam os esgotos?

O homem ao respirar, ingerir alimentos, beber água e utilizá-la para inúmeros fins, cria um novo elemento conhecido como resíduo líquido, o esgoto. Podemos concluir que os esgotos nada mais são do que já utilizadas e refugadas.

Fases do sistema de esgoto completo


Pré tratamento: o esgoto é sujeito aos processos de separação dos sólidos mais grosseiros tais como a gradagem
§ Tratamento primário: matéria poluente é separada da água. Este processo, de ação física, pode em alguns casos ser ajudado pela adição de agentes químicos que através de uma floculação, assim possibilitam a obtem-se matérias poluente de maiores dimensões e assim mais facilmente decantáveis.
§ Tratamento secundário: geralmente consistindo num processo biológico, a matéria orgânica (poluente) é consumida por microorganismos nos chamados reatores biológicos. Estes reatores são normalmente constituídos por tanques com grande quantidade de microorganismos aeróbios, havendo por isso a necessidade de promover o seu arejamento. Finalizado o tratamento secundário, as águas residuais tratadas apresentam um reduzido nível de poluição por matéria orgânica, podendo na maioria dos casos, serem despejadas no meio ambiente receptor.
§ Tratamento terciário: Normalmente antes do lançamento final no corpo receptor, é necessário proceder à desinfecção das águas residuais tratadas para a remoção dos organismos patogênicos ou, em casos especiais, à remoção de determinados nutrientes, como o nitrogênio (azoto) e o fósforo, que podem potenciar, isoladamente e/ou em conjunto, a eutrofização das águas receptoras.
§ Desinfecção: requer condições anóxicas (ausência de oxigênio) para que as comunidades biológicas apropriadas se formem. A desnitrificação é facilitada por um grande número de bactérias. Métodos de filtragem em areia, lagoa de polimento, etc. pode reduzir a quantidade de nitrogênio. O sistema de lodo ativado, se bem projetado, também pode reduzir significante parte do nitrogênio.

Fonte bibliografica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_de_tratamento_de_%C3%A1guas_residuais#Fases_do_tratamento (modificada).



Algumas definições:


o Águas residuárias: são líquidos residuais ou efluentes de esgoto (doméstico ou industrial).

o Água residuárias domestica: são os dejetos líquidos das habitações, estabelecimentos comerciais ou edifícios públicos.

o Águas residuárias industriais: são os dejetos líquidos das industrias.

o Águas imundas: parcela da água residuárias que contem material fecal.

o Águas servidas: águas que resultam das lavagens e limpezas.

o Dejetos: são resíduos líquidos de prédios e residenciais que não contenham águas pluviais.

o Águas de infiltração: parcela da água do solo que penetra nas tubulações de esgoto.

o Rede de esgoto: conjunto de canalizações e órgãos acessórios que coletam e afastam as águas residuárias.

o Sistema de esgoto: conjunto de canalizações e órgãos acessórios e obras distintas à coleta, afastamento,tratamento e deposição das águas residuárias.

Fonte: “centro de pesquisa e orientação de segurança e medicina no trabalho, federação dos trabalhadores nas indústrias químicas e farmacêuticas do estado de são Paulo”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário